A gestante deve ter saúde bucal, para que seu filho também tenha. Os filhos imitam o comportamento dos pais, por isso, a alimentação equilibrada, e hábitos de higiene bucal são fundamentais para que o seu filho siga o seu exemplo. Na fase gestacional recomenda-se evitar alimentos açucarados pois o açúcar natural é suficiente para a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.
PERGUNTAS FREQUENTES
- A gestante pode obter tratamento odontológico e ortodôntico? Sim, sem nenhum problema. A gestante pode ser atendida independente do seu período gestacional, sendo a maior estabilidade no segundo trimestre da gestação.
- A anestesia local é arriscada na gravidez? Não há risco nenhum desde que o profissional conheça as alterações que ocorrem durante a gestação e também conheça o efeito dos anestésicos. Por ocorrer um aumento de pressão arterial neste período,o profissional juntamente com o ginecologista escolherão o anestésico apropriado, geralmente, sem vasoconstrictor.
- O dentista pode radiografar a gestante? No primeiro trimestre (período da embriogênese) é melhor evitar este procedimento, e no caso de radiografias o avental de chumbo é imprescindível, tanto o toráxico como o de tireróide.
- Os dentes são danificados com mais facilidade na gravidez? O aparecimento de cáries e perda de minerais dos dentes da gestantes (que formam as estruturas calcificadas do bebê) não é o responsável por danos causados. A limpeza inadequada, a placa bacteriana, o aumento da atividade cariogênica são os verdadeiros causadores. É comum associar a gravidez também nos casos de GENGIVITE, mas a verdadeira causadora é a PLACA BACTERIANa, principalmente em gestantes portadoras de aparelhos ortodônticos. Por isso a boa higiene bucal é muito importante nesta fase, tornando nulo o risco de complicações na gengiva com o uso de aparelhos ortodônticos.
- O uso de flúor na gravidez para melhorar a dentição do bebê é recomendável? A gestante tomando flúor durante a gravidez não significa que o bebê terá menos cárie, o tempo recomendado é nos seis primeiros meses de vida em que acontece a erupção dos dentes.
- Amamentar o bebê ajuda em sua dentição? A prevenção das más oclusões ocorre com a amamentação natural do primeiro ano de vida. Quando mama, o bebê faz exercícios musculares favorecendo a respiração nasal e prevenindo grande parte de problemas de posicionamento incorreto dos dentes e estruturas faciais. Além disso, laços afetivos e a parte nutricional são fortalecidos por este lindo ato.
Comentários